Olá, Pessoal, seja bem-vindo a este espaço de Poesia !

Nossa homenagem este ano de 2014 será para ARIANO SUASSUNA, autor de " O Auto da Compadecida", e que faleceu no mês de julho de 2014.


A Leitora, de Frogonard / La Lectrice

sábado, 22 de novembro de 2014

RESULTADO CONCURSO LITERÁRIO NA CATEGORIA CONTOS POPULARES

                                           ESCOLA ESTADUAL HAMILTON LOPES


CONTOS VENCEDORES DO CONCURSO LITERÁRIO 2014



1° LUGAR: HISTÓRIAS QUE O MEU TIO CONTA, de IGOR BARBOSA SANTOS , 2º B


       Um certo dia, à noite, estava eu, meu tio, meu irmão e minha irmã na porta de casa sem nada pra fazer. Aí do nada, meu tio começa a contar umas histórias da época dele, na hora todos começamos a sentar pra ele, vou nem dizer que morro de medo de história de terror.
      Ele dizia com uma voz assustadora que antes tinha gente que virava bicho, pois faziam coisas muito ruins e disse também que isso acontecia mais na época da semana Santa. Ele contou que na sexta feira da paixão teve um homem que bateu na mãe dele, varias pessoas escutaram e foram tentar ajudar, mas quando chegaram lá, ele saiu correndo e subiu em cima do muro para fugir e quando ele caiu do outro lado do muro, tinha virado um cachorro  preto muito feio e assustador, na hora arrepiei todo morrendo de medo, mas mesmo assim, ele começou a contar outra história.
      Lá em casa a única palavra que não pode sair  da nossa boca é a palavra “desgraça”, pois dizem que esse é o nome da mulher do capeta, ele contou que tinha uma mulher que falava essa palavra muito, e disse que de tanto ela falar isso a mulher do capeta apareceu para ela, disse ainda que depois que ela apareceu essa mulher ficou perturbada, pois quando ela comia qualquer coisa, ela falava que tinha terra na comida, quando ia dormir dizia que começava um barulho imenso na cabeça e ela não conseguia dormir e que ela nunca mais teve paz. Falou também que se nós falássemos essa palavra três vezes em três sextas-feiras seguidas em baixo de uma árvore ela apodrecia e morria.


...
2º LUGAR: A CARROÇA VELHA , de HUGO SÉRGIO DE O. SANTOS, 2º A



      Na cidade de Santa Rosa morava uma família humilde e religiosa. A mãe chamada Dona Joaquina e o pai seu Valdemar com os seus dois filhos pequenos, tinham uma simples casa no meio do mato sem energia elétrica.
        Como  é de costume, na zona rural, o lampião da casa de seu Valdemar era apagado às dez horas da noite e todos os dias à meia-noite, naquele escuridão enorme, iluminado apenas pela lua e só com o barulho do vento batendo nas folhas, passava uma carroça velha ringindo na estrada silenciosa, levantando poeira e às vezes cortando caminho dentro das terras do seu Valdemar. Nunca foi descoberto quem estava nesta carroça, pois o medo dos moradores não deixava desvendar esta história.
       Certa vez, depois da meia noite, no escuro das terras do seu Valdemar, os filhos dele resolveram ficar escondidos na janela para descobrir quem estava na carroça, ao passar os meninos tremendo de medo descobrem que era o Padre Sebastião que cortava caminho todas as noites vindo da missa, lá na capelinha de Santa Rosa.

    
...
TERCEIRO LUGAR: QUE DIA!  de IVAN JUNÍO SILVA GOMES, 2º B



    Um dia, lá pelas bandas da Nova Esperança, José estava sentado no fundo de um bar, triste, cabisbaixo parecia preocupado com alguma coisa, olhando para um copo que tinha em suas mãos . Chegou Luizão, que tinha fama de ser brigão da cidade, ele tomou o copo da mão de José e bebeu metade do que tinha lá e o resto ele joga no chão e diz:
    -Fala alguma coisa, agora! Fala! Antes que eu dou um tapa nessa boca sua!
     José respondeu triste:
    -Hoje não é meu dia mesmo, viu!
   -De manhã eu perdi a a hora, porque o despertados não tocou, tive que sair correndo e acabei caindo e rolando por toda a escada. Quando fui buscar o caro, descobre que tinha sido roubado, fui pro serviço de ônibus, cheguei lá duas horas atrasado, briguei com meu chefe, e ele me demitiu. Fui pra casa mais cedo e peguei minha mulher na cama com nosso jardineiro, não aguentei ver aquela situação e fui inventar de bater no safado,  mas acabei apanhando, fiquei todo sujo de sangue.
Ai  pra acabar meu dia, eu vim aqui pra esse bar, tô aqui quieto me preparando para me suicidar e chega um idiota que acha que é forte e toma meu veneno todo que estava no copo.







Sem comentários:

Enviar um comentário