Olá, Pessoal, seja bem-vindo a este espaço de Poesia !

Nossa homenagem este ano de 2014 será para ARIANO SUASSUNA, autor de " O Auto da Compadecida", e que faleceu no mês de julho de 2014.


A Leitora, de Frogonard / La Lectrice

terça-feira, 10 de setembro de 2013

POEMAS VENCEDORES DO VI CONCURSO LITERÁRIO NOS ENTRELAÇOS DO VERSO 2012

9º FÓRUM BIOTEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UNIMONTES - PARCERIA COM A EDUCAÇÃO BÁSICA 

SUB-PROJETO: VI CONCURSO LITERÁRIO “NOS ENTRELAÇOS DO VERSO” - 2012


 Edição 2012: Homenagem aos 100 anos do nascimento de Jorge Amado.


   Orgs: Profa Dra Maria Generosa F. Souto e Acadêmico de Letras/Português Elson Dias de Oliveira.



 Com muita satisfação editamos pela sexta vez o Concurso Literário “Nos entrelaços do verso”.


Este ano escolhemos o tema “100 anos do nascimento de Jorge Amado”.


O concurso tem o objetivo de despertar a criação literária nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, tendo em vista grandes escritores mineiros e brasileiros, além de incentivar a pesquisa sobre os escritores de Minas e do Brasil. Participam do concurso alunos de Escolas da Rede Pública Estadual. Desta vez contamos apenas com a participação e colaboração de alunos da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Seguem publicados os belíssimos poemas vencedores (1º, 2º e 3º lugar).



1º lugar: Andreça Cristina Silva Alves
1º Ano do Ensino Médio
 Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

   GABRIELA, CRAVO E CANELA


Quem é ela?
Ninguém sabe…
O que cabe na sua cabeça.
Quem vê o que parece Se esquece, não julgue assim.
Ela é e só ela conhece
Ninguém tem o que ela esconde
Não ao longe, mas dentro de si, Eu vi. Foi ela.
A ex-magrela
É dona Gabriela…
Quem entende?
Palavras e mais palavras
Que aos poucos se gastam
E muitas se afastam
E se vão.
Pena, não? Eu acho!
Ela podia isso… Ou aquilo…
Mas não faz o que mandam
Talvez por querer crescer
Ou por mero desleixo
Qual será o desfecho
Dessa mulher que já vem?
Quem? É ela, na passarela.
Nada tem de Cinderela
É só o que ninguém vê.
Poucos, raros a conhecem.
Mas nenhum se esquece
 Da luz que ela reflete
Seu flerte, sua pontaria.
Quem diria….
Quem diria… Ela, talvez.
O que fez? Não sei.
 Ela é o que deveria.
Um dia a encontrarão.
...................................................................................................................................................................

2º lugar: Ane Caroline de Souza Meres
1º Ano do Ensino Médio
 Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro


LIBERDADE

2º lugar: Ane Caroline de Souza Meres
               1º Ano do Ensino Médio
               Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro

Liberdade

Um tempo atrás, na época do cacau
não existia liberdade
não existia amor
não existia paixão
só existia solidão
marido e mulher nao se amavam
apenas se respeitavam

Nesta época por onde andava o amor?
O amor? só existia entre pai e filho, neto e avô?
O amor, a paixão
o fogo que atinge o coração
não era obrigação.

o amor onde se encontrava?
o amor era encontrado no adultério,
nos mais simples sorrisos
o amor, o raro amor
onde se encontrava a paixão?
o fogo que queima o coração?

Liberdade o que será que é a liberdade?
para as mulheres não existia
e para os homens era só folia
liberdade, onde tu andaras?

Hoje temos amor,
temos paixão,
liberdade.
como é bom ter
tudo para poder escolher!
para poder amar!
para aceitar.

Hoje podemos simplesmente
falar, gritar, amar sem termos medo de não agradar
Hoje temos apenas ...

Liberdade.


 3º lugar: Mariana Ribeiro Versiane
 1º Ano do Ensino Médio
 Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro

 GABRIELA 
Quanto tempo demorou?
Mas, enfim, uma noite se passou,
olho pela janela,
uma pequena brecha de luz,
lá fora, brilha o sol
os pássaros voam livremente.
meus olhos, brilham igual a duas esferas,
ansiosamente espero
quando dou por mim
já estou brincando, pulando,
meus pés no chão, sinto que estou
pronta para um dia de guerra                    ,
sei que não será fácil,
mas estou pronta para lutar pela minha liberdade
assim irei brincar como as crianças,
sentir o vento balançar os meus cabelos,
me sentir feliz mais uma só vez
mas quando a noite cai
escuto o Turco chamando pelo meu nome

e outra vez, já é hora de dormir...

Sem comentários:

Enviar um comentário